Bienal do Livro 2015 - O que teve?

/
0 Comments


Maridos, mulheres e amantes dos livros, segurem os seus corações pois está rolando a XVII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro! Ai meus Deus! Amodoro muito!

Para quem não sabe, "A Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para o leitor, é a oportunidade de aproximação dos seus autores favoritos e de conhecer muitos outros. Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que promovem a leitura. Atraente, variada e dinâmica, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família!" (Fonte: Site Bienal)

Esse era o mar de gente que estava lá!

A Bienal do Livro pra mim é o melhor lugar do mundo, nada supera esse evento, nem show da Britney, nem liquidação e nem a estréia da Fazenda (que por sinal será no dia 23 de setembro).

"Com investimento de R$ 36,8 milhões, o evento, resultante de uma parceria entre o Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) e a Fagga | GL events Exhibitions, conta com a participação de 950 expositores e a participação de 218 convidados nacionais e 27 estrangeiros, que conversam com o público em espaços informais do evento, nomeados como Café Literário, Cubovoxes, Conexão Jovem, Encontro com Autores e SarALL - iniciativa em parceria com a Festa Literária das Periferias." (Fonte: Site Bienal)

Eu vou na Bienal do livro desde 1995 (e lá se vão 20 anos #SouVelha) e esta é a minha 9ª Bienal, esse evento é o must para quem gosta de ler e quer ter a oportunidade de comprar todos os livros que o coração deseja e o bolso pode pagar. 

Bom, como sempre, eu fui na Bienal e me diverti horrores e vou mostrar pra vocês o que teve e dar algumas dicas para quem quiser ir:


Bienal do Livro 2015 - O que teve?



1. Teve Fila pra entrar em outra fila pra entrar na Bienal


A bienal trabalha com 2 tipos de entradas: para motoristas (estacionamento) e para pedestres. O local onde é realizada a Bienal fica no Riocentro que é uma espécie de ultra mega centro de convenções que fica na Barra da Tijuca praticamente no meio do nada.

Para quem vai de carro a dica é: conheça o caminho ou leve alguém que conheça pois do contrário você vai se perder! Para quem vai de ônibus é tranquilo a Bienal disponibiliza uma linha de ônibus exclusivo que leva direto para o evento, essa linha parte do Terminal Alvorada.

Bom, esse ano a organização da entrada não foi tão boa como a da Bienal passada, os portões do evento foram abertos às 10:00 mas a entrada das pessoas no Riocentro é liberada às 09:00hs (eu fui no dia 05 de Setembro - Sábado).

Essa foi a fila para esperar para entrar em outra fila!
O grande problema é que quiseram organizar as pessoas que estavam esperando para entrar em 3 filas antes de efetivamente abrirem o evento. O pessoal da organização não soube muito bem o que fazer e então ao longo da fila as pessoas se misturaram e quem estava lá no final não tinha nem ideia de qual fila estava, deveriam ser 3 filas: credenciamento, ingressos antecipados e bilheteria.

Desde a bienal passada em 2013, eu compro os ingressos antecipados na loja South, mas também existem outros pontos de venda que vou informar no final do texto. Então a fila que eu fiquei depois que abriram de fato os portões do evento foi bem mais rápida, era só ficar na mesma fila e esperar para entrar.

2. Teve Hastag gigante e mais um monte de lugar legal pra tirar foto. 


Os estandes da Bienal estavam caprichados, logo na entrada eles colocaram uma hastag gigante super colorida.


Tinha uns manequins fantasiados de cavalheiros, turma da Mônica, Darth Vader, Mascote das olimpíadas e até Marvel, estava bem cheio e tirar as fotos exigia um pouco de paciência e boa vontade das pessoas que estavam passando de não estragarem a foto.



3. Teve Trono de Ferro!

The Iron Throne Is Mine!!!!!!
Sim, gente! O famoso trono de ferro marcou presença nesta bienal, ele está no estande da Editora Leya no pavilhão azul!



Me senti a Rainha de Westeros e já estava até fazendo os meus planos para quando os White Walkers chegarem! Mas aviso que a fila é grande, eu não peguei fila porque cheguei cedo e fui uma das primeiras a tirar foto lá!

4. Teve Maurício de Souza



Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, é o homenageado desta edição e deu muitos autógrafos.

Mas como a Bienal é baseada em filas e mais filas nem deu pra pegar um autógrafo dele, me restou ficar no vidro chamando Mauriciooooooo!

Admiro ele demais afinal eu fui alfabetizada em casa com quadrinhos da Turma da Mônica (Jardim é para os fracos).

5. Teve Livro, é claro!



Não comprei tantos quanto eu gostaria pois livro ainda não é de graça e a crise tá aí pra lembrar que eu quero logo que corte pra parte que eu fico RYCA!

Mas eu fiquei incrivelmente feliz com as minhas aquisições! Comprei livros que precisava pra faculdade e mais umas coisinhas que eu estava morrendo de vontade de ler.

6. Agora fica que vai ter dicas!

- Importante: Pegue o mapa do evento e se planeje!



O meu mapa eu imprimi em casa mas também dá pra pegar nos estandes de informação que ficam nos pavilhões, fazer isso é o melhor para não se perder. Decida com antecedência quais estandes vai visitar para ter uma rota. Você pode pegar o mapa do evento AQUI e ver a lista de expositores AQUI.

- Compre os ingressos com antecedência

Você pode comprar os ingressos pela internet ou em pontos de venda perto da sua casa. CLIQUE AQUI para saber onde e como comprar ingressos antecipados.

- Planeje como você vai chegar na bienal e chegue cedo

O horário de funcionamento da Bienal é de 9h às 22h durante a semana e de 10h às 22h no fim de semana. Você vai encontrar todas as informações para chegar na Bienal de Carro ou de Ônibus AQUI.

Outras informações como preço de estacionamento, localização de banheiros e fraldários e SAC você encontra AQUI

- Use roupas confortáveis

Calça e tênis. Se tiver muito calor, bermuda, mas não exagere, nem com roupa demais e nem com roupa de menos. Lembre-se você vai andar muito!

- Prepare o bolso para comer ou leve de casa

A Bienal tem uma grande variedade de fornecedores de comida e esse ano também tem food trucks, mas preparem-se o preço está bem salgado. Eu vi um Hambúrguer por 18 Reais (só o hambúrguer). Prefiro minhas marmitas mesmo.

- Última dica: Divirta-se e continue lendo!



SERVIÇOS - XVII BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO RIO
03 a 13 de Setembro de 2015

Horários de Funcionamento
3 de setembro: 13h às 22h
7 de setembro (feriado): 10h às 22h
Durante a semana: 9h às 22h
Fins de semana: 10h às 22h

Local do Evento
Riocentro
Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca
22780-160 – Rio de Janeiro – RJ

E-mail
Sugestões, dúvidas e comentários 
bienal@fagga.com.br

INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC
(21) 3035-9348 
Atendimento: 9h às 19h

ATENDIMENTO AO EXPOSITOR (CAEX)
(21) 3035-9351

Atendimento:
8h às 18h (dias de semana)
9h às 19h (fins de semana e feriado)




Postagens Relacionadas

Nenhum comentário:

QUERIDO LEITOR, OS COMETÁRIOS DESTE BLOG SÃO MODERADOS.

Não gaste suas preciosas mãozinhas digitando um texto gigante com xingamentos e palavrões pois ele não será publicado.

Você pode até usar de um tom agressivo, dependendo de como esteja se sentindo, críticas são bem-vindas, mas por favor não use palavras de baixo calão.

Por isso comente sem morder, xingar ou ameaçar o coleguinha por favor!

BEIJOS DE LUZ!

Ass: CAROL

Ps: Para os que se sentirem extremamente ofendidos será dado direito de resposta.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...