8 Dicas para organizar uma mudança

/
3 Comments

Mudar de casa é uma confusão de sentimentos: euforia para chegar na casa nova e estresse para arrumar todas as suas coisas para que nada se perca no caminho. Fazer uma mudança nunca é fácil, é como ter que desmontar SUA VIDA INTEIRA, colocá-la dentro de um caminhão e depois montá-la de novo na casa nova.

Todo o processo de mudança requer muito planejamento e organização, e, ao menos que você pague o preço (salgadinho) e contrate uma empresa especializada em mudanças que faça absolutamente tudo pra você nem se preocupar, a mudança vai ser por sua conta e risco.

Se você assumir a mudança por seus próprios meios pode ser complicado no começo, mas garanto que você consegue sobreviver. Eu já me mudei 12 vezes de casa e modéstia parte, sou uma expert na arte da mudança, então se você vai se mudar de casa, tenho 8 dicas pra você fazer uma mudança perfeita e sem transtornos!

8 Dicas para organizar uma mudança

1. Decida se você vai contratar ou não uma empresa de mudanças


Em todas as mudanças pelas quais passei com os meus pais nunca contratei uma empresa de mudanças, sempre fizemos tudo nós mesmos, mas não condeno quem prefere uma empresa especializada.

Contratar uma empresa de mudanças tem como vantagem a praticidade, a empresa fará tudo pra você: encaixotar suas coisas, carregá-las e levá-las de caminhão para a nova casa, porém dependendo do caso pode sair caro e se você é uma pessoa controladora e ciumenta com suas coisas pode ser difícil ver outras pessoas pegando em tudo.

Na minha opinião, se a mudança é dentro da mesma cidade ou até para uma cidade próxima é possível fazer sem uma empresa especializada, em todo caso é preciso ter cuidado ao contratar o transporte, é imprescindível contratar alguém de confiança para fazer o transporte e oficializar tudo em um contrato caso haja algum problema.

Se a mudança for para outro estado ou até para outro país, contratar uma empresa especializada é a melhor opção, no entanto não se esqueça de ler muito bem o contrato e fazer um seguro de transporte. Caso você decida contratar uma empresa de mudanças, eis os cuidados que você deve tomar:

  • Procure referências da empresa de mudanças junto aos órgãos de defesa do consumidor, na internet e com conhecidos. 
  • Solicite lista de relação de bens a serem transportados assinada pela empresa e pelo cliente- Exija nota fiscal do serviço. 
  • Solicite o contrato de prestação do serviço. Leia-o com atenção. Se não concordar com alguma cláusula negocie com a empresa.
  • Não pague 100% do valor do serviço adiantado. Negocie um sinal e o restante do pagamento faça na entrega da mudanças. 
  • Se possível, faça uma visita ás instalações físicas da empresa. 
  • Procure saber se a empresa de mudanças possui seguro para indenização em caso de possíveis danos de seus bens.
  • Exija sempre um orçamento impresso onde conste o valor da mudança e a descrição e prazos dos serviços.  (Fonte: Mudanças Econômicas)

Caso você opte por não contratar uma empresa de mudanças, você vai assumir tudo por sua conta e risco, então continue a seguir as dicas para que a mudança seja perfeita!

2. Faça um inventário das suas coisas - lista completa


Organização é o ingrediente principal de qualquer mudança, por isso é muito importante que você tenha a exata dimensão de todas as coisas que você tem que transportar, para ter ideia de como a mudança vai funcionar e para garantir que nada importante se perca.

Para tanto fazer uma lista das suas coisa é muito importante: liste todos os itens, não precisa listar cada peça de roupa mas é importante ter ideia de quantas cadeiras ou objetos de decoração você tem por exemplo. Itens da mesma classe podem ser listados juntos, os itens mais importantes devem ser listados separadamente. Com uma lista bem organizada nas mãos você conseguirá saber o que saiu da casa antiga e o que entrou na casa nova e mais importante: se alguma coisa ficou pelo caminho.

Mesmo que você contrate uma empresa especializada, é importante ter sua própria lista para garantir que tudo saia direitinho.

3. Corra atrás de caixas de papelão


Na mudança Caixas de papelão são praticamente barras de ouro que valem mais do que dinheiro. Você até pode comprar caixas de papelão em papelarias grandes, lojas de material de construção ou até em centros de reciclagem, mas dependendo da quantidade de coisas que precisam ser embaladas pode sair muito caro.

Se você contratar uma empresa de mudanças que faça tudo, a própria empresa se encarregará de encaixotar tudo e você nem vai precisar se preocupar. Mas se você está fazendo a mudança sozinho é importante ser esperto e economizar. Normalmente mercados e mercearias tem muitas caixas sobrando, assim, dependendo do grau de amizade que você tem com as pessoas do comércio local você pode conseguir caixas pagando pouco ou NADA. 

Se você morar em um prédio é melhor ainda, algumas semanas antes da mudança converse com o Porteiro e peça pra ele te ajudar a conseguir caixas, sempre tem um morador que compra alguma coisa do Aliexpress ou da polishop que joga alguma caixa fora.

4. Comece a encaixotar


Uma mudança organizada não é feita de véspera, mas pelo menos 1 semana antes de efetivamente sair do imóvel. Comece desmontando os móveis maiores como camas e guarda-roupas e encaixotando as coisas que não são de uso cotidiano como itens de decoração, livros, louças e panelas que você não usa sempre.

Deixe para embalar por último os itens de necessidades básicas como roupas, produtos de higiene pessoal e itens de cozinha usados com frequência.

Na véspera ou no dia da mudança, dependendo se ela for feita de manhã ou à tarde, é importante que 90% das coisas já estejam embaladas e organizadas para que você só tenha que se preocupar com o transporte em si.

Separe as coisas por cômodos para que tudo fique organizado, não precisa amontoar tudo em um lugar só para não haver confusão.

5. Não deixe ter ter alguns materiais importantes


Para fazer uma boa mudança você precisa dos seguintes materiais:

- Caixas de Papelão (Item 3) para encaixotar as coisas.

- Sacos de lixo preto - para quem tem crianças, brinquedos como bonecas e bichinhos de pelúcia funcionam melhor nestes sacos, almofadas e roupa de cama também.

- Jornal - para proteger itens frágeis como pratos de louça e copos, além de jarras e itens decorativos

- Fita adesiva - para fechar as caixas e sacolas

- Cobertores e almofadas - estes itens são ótimos para proteger os bens frágeis, escorar TVs e eletrodomésticos. As almofadas podem prevenir danos em possíveis quedas e os cobertores evitam que esses bens sejam arranhados ou trincados. Se você preferir pode usar plástico bolha para algumas coisas.

- Canetas, etiquetas, estiletes e tesoura - para manter tudo organizado não se esqueça de identificar todas as caixas e sacolas, é interessante que as identificações correspondam à lista de itens que você já fez (Item 2).

- Bolsa térmica - não se esqueça de ter uma bolsa térmica abastecida com comida e água gelada, sucos e refrigerante. Mesmo que você compre comida na rua é importante ter alguma reserva caso a mudança dure mais que o previsto ou alguém sinta fome durante o dia.

6. Leve os objetos pessoais com você


Objetos pessoais, como produtos de Higiene, itens de primeira necessidade, fotos especiais e documentos devem ser levados por você separados da mudança.

Também é aconselhável que roupas sejam levadas em malas ou caixas separadamente, assim como câmeras, computadores e animais de estimação!

Caso você tenha algum bichinho redobre os cuidados com ele, se possível peça para alguém cuidar enquanto a mudança acontece para prevenir qualquer imprevisto (eu já perdi a minha cachorrinha durante a mudança, eu a encontrei depois, mas foi um transtorno).

7. Retire as cortinas primeiro na casa antiga e já as coloque na casa nova


Na mudança as cortinas muitas vezes não tem a sua importância reconhecida e se no imóvel novo bate muito sol as cortinas assumem uma grande importância. Caso você já tenha acesso ao imóvel novo antes do dia da mudança vale a pena retirar as cortinas da casa antiga e já colocá-las na casa nova antes da mudança, isso vai poupar muito trabalho.

8. Defina alguém para supervisionar a saída e entrada dos itens da mudança


É muito importante que alguém coordene a mudança, pode ser você mesmo(a) ou alguém que você saiba que é organizado e calmo. Não é bom que todos os envolvidos na mudança cuidem de uma única tarefa, cada um deve ter uma tarefa e precisa haver alguém que possa coordenar tudo para garantir que nada se perca ou seja danificado ou quebrado.

E por último: mantenha a calma!


Pense que você está indo para uma vida nova, encare a mudança como um novo começo!



Postagens Relacionadas

3 comentários:

  1. Oi Ana Carolina, descobri recentemente seu Blog quando estava pensando em mudança e pensando em ir para Petrópolis, mas acho que vou deixar pra quando a Internet melhorar por aí e etc e tal...aqui eu já sofro com a Vivoabusada,rsrsrs Gostei da dica das cortinas e da malinha com lanches, mas pra mim acho impossível relacionar tudo, o que costumo fazer e vem dando certo, é separar as caixas por cômodos, tipo fitas coloridas ou etiqueta rosa no quarto, verde banheiro e quando chegar na casa nova, já peço pra colocar as caixas nos devidos cômodos ou eu aos poucos vou colocando, adotei essa dica e vem dando certo; e aí conto e controlo quantas caixas por cômodos. Costumo também anotar na caixa o que contém, se vidros,livros ou panelas. De qualquer modo é uma trabalheira enorme, fato!!

    ResponderExcluir
  2. Conteúdo de excelente qualidade, inteligente e muito bem escrito. Parabéns a toda a equipe por disponibilizar este riquíssimo material Patricia Atendente https://www.carretozonanorte.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Ótimas dicas, práticas e inteligentes! Conteúdo de excelente qualidade, obrigado por compartilhar! Patricia Atendente https://www.carretozonanorte.com/

    ResponderExcluir

QUERIDO LEITOR, OS COMETÁRIOS DESTE BLOG SÃO MODERADOS.

Não gaste suas preciosas mãozinhas digitando um texto gigante com xingamentos e palavrões pois ele não será publicado.

Você pode até usar de um tom agressivo, dependendo de como esteja se sentindo, críticas são bem-vindas, mas por favor não use palavras de baixo calão.

Por isso comente sem morder, xingar ou ameaçar o coleguinha por favor!

BEIJOS DE LUZ!

Ass: CAROL

Ps: Para os que se sentirem extremamente ofendidos será dado direito de resposta.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...