Minha experiência com o Whatsapp Web

/
4 Comments

O Whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados do mundo. Praticamente todo mundo usa: você, seu chefe, seus amigos, seus filhos... O Whatsapp virou uma febre! Este aplicativo de troca de mensagens é tão popular porque trouxe aos usuários algo inédito: enviar mensagens pelo número do celular sem a necessidade de pagar tarifa de SMS.

WhatsApp Inc. é uma startup de tecnologia em estágio inicial fundada no coração do Vale do Silício. O que quer dizer o nome, você pergunta? WhatsApp é um trocadilho com What's Up (E aí?), caso não tenha percebido. 
A WhatsApp foi fundada por dois caras que, juntos, passaram 20 anos fazendo nerdices na Yahoo! Inc. antes de fundarem a WhatsApp Inc. (Fonte: Whatsapp.com)

Agora o que já é super útil no seu smartphone também pode ser utilizado pelo computador, a WhatsApp Inc. disponibilizou nesta quarta-feira, dia 22 de Janeiro de 2015 o Whatsapp Web, um "espelho" do aplicativo de celular que permite acessar todas as conversas no computador. 

A seguir vou contar a minha experiência com o Whatsapp Web:


Minha experiência com o Whatsapp Web

1. Habilitação


O Whatsapp Web roda online e você não precisa usar nenhum programa para isso, o que é um ponto positivo. O Primeiro passo para instalar o Whatsapp Web é acessar a página FAQ do site (AQUI). Eu acho interessante acessar esta página antes da instalação para entender do que, de fato, se trata o Whatsapp Web.

(Fonte: Whatsapp.com)

O WhatsApp Web é uma extensão da sua conta WhatsApp do aparelho celular para o computador. As mensagens que você envia e recebe são completamente sincronizadas entre seu aparelho celular e o seu computador, podendo ser vistas em ambos dispositivos (computador e celular). Qualquer ação feita no aparelho celular será feita também no WhatsApp Web e vice versa. No momento, WhatsApp Web está somente disponível para aparelhos celulares Android, Windows Phone, Nokia S60, BlackBerry e BB10
WhatsApp Web não é uma outra conta do WhatsApp . Quando você usa o WhatsApp no seu computador ou no celular, está usando a mesma conta nos dois dispositivos (celular e computador). 
Existem algumas regras básicas para se usar o WhatsApp Web: 
  • Você precisa de uma conta WhatsApp ativa no seu aparelho celular.
  • Você precisa de uma conexão forte e estável em ambos os dispositivos (celular e computador).
  • Você precisa usar o Google Chrome como navegador. Clique aqui para baixar o Google Chrome em seu computador. (Outros navegadores ainda não suportam o aplicativo).
É importante destacar que, por enquanto, o Whatsapp Web não está disponível para os aparelhos da Apple (sistema IOS) devido a incompatibilidade do sistema.


O segundo passo é sincronizar o celular e o computador, assim siga estas etapas:

1º- Acesse o endereço WebWhatsapp.com

2º - Abra o aplicativo do Whatsapp no seu celular: selecione Menu (aqueles 3 pontinhos no canto) > Whatsapp Web

3º - Escaneie o QR Code que vai aparecer na tela do computador com a câmera do seu celular.

Pronto! Seus contatos e conversas irão aparecer na tela do computador na mesma hora!

Achei a instalação super tranquila, foi muito fácil e, assim, acredito que não haverá dificuldades para que os usuários comecem a usar mais este recurso. O único ponto negativo é a incompatibilidade com o sistema IOS, o que vai deixar os usuários do Iphone na mão.

2. Utilização


O único navegador compatível com o Whatsapp Web é o Google Chrome, o que pode ser um problema para quem não gosta ou não tem o costume de utilizá-lo.

Interface:


A interface do Whatsapp Web é apenas uma versão maior do que utilizamos no celular. A diferença é que as conversas ficam na lateral esquerda, enquanto que, no celular é preciso sair da conversa atual para acessar outras conversas, para mim esse é um ponto positivo, é necessária apenas uma tela para acessar todos os recursos. O ponto mais do que positivo é que os tradicionais emojis estão presentes!

Notificações:


Habilitando as notificações no Desktop, se você estiver em outra guia de página da web ou utilizando outro programa no seu computador e receber mensagens é acionado um som de notificação e uma janela poup-up no canto inferior esquerdo da tela o que me lembrou o clássico MSN.

Sincronização:


O Whatsapp Web deixa um pouco a desejar nesse quesito, às vezes a mensagem demora um pouco mais para chegar em relação ao tempo que se está acostumado quando o aplicativo é utilizado no celular.

A Sincronização é a espinha dorsal do Whatsapp Web, portanto ele avisa se o seu celular está com a bateria fraca, pois se ele estiver desligado você não poderá usar o recurso. Seu celular deve estar ligado e conectado à internet para que você possa utilizar o Whatsapp Web o que, de certa forma, o deixa "engessado".

Envio de mídias:


O envio de fotos foi bem tranquilo, considerando o tempo de "delay" da sincronização sem grandes prejuízos, a imagem não perdeu qualidade e não ocorreu nenhum erro.

Em relação à videos não se pode dizer o mesmo, o arquivo demorou muito para carregar o que me fez desistir de enviá-lo. O vídeo em questão tem 15 segundos e 6,58 MB o que, para o computador não é muito.

O envio de áudio foi o que mais me surpreendeu: foi mais rápido até do que a mensagem de texto e com qualidade , mesmo o áudio sendo gravado longe do microfone do computador. Apenas uma ressalva, dependendo do microfone do seu computador, sua voz no áudio pode ficar mais grossa (o que aconteceu comigo).

3. Conclusão

Percebe-se que eu não tenho o costume de responder meu pai no Whatsapp #ShameOnMe

O Whatsapp Web cumpre o que promete em parte: realmente é um espelho do Whatsapp do celular -mesmos recursos e funções. Porém deixa muito a desejar pois não se configura como um recurso prático, já que o celular deve estar funcionando em perfeitas condições para que ele seja executado, o que torna questionável sua finalidade.

Ao meu ver, o Whatsapp utilizado no computador deveria funcionar como uma alternativa caso o usuário fique sem celular ou no caso da bateria do mesmo acabar. Porém estamos nos primeiros dias de sua primeira versão, acredito que essas funcionalidades serão aprimoradas ao longo do tempo e que o recurso foi disponibilizado desta maneira para que os usuários se acostumem com seu conceito e interface.

Para quem fica com a visão cansada pela tela do celular ou tem dificuldades para enxergar na tela o Whatsapp Web é uma opção válida. Também é mais confortável utilizá-lo se você está carregando o celular ou concentrando suas atividades no computador, neste caso, é possível concentrar tudo em um único lugar. 


Postagens Relacionadas

4 comentários:

  1. Se a bateria do celular acabar o whatsappweb é desconectado automaticamente?

    ResponderExcluir
  2. com quantos porcentos tem que estar no celular para aparecer esse bateria fraca?

    ResponderExcluir
  3. com quantos porcentos tem que estar no celular para aparecer na web que a bateria esta fraca?

    ResponderExcluir

QUERIDO LEITOR, OS COMETÁRIOS DESTE BLOG SÃO MODERADOS.

Não gaste suas preciosas mãozinhas digitando um texto gigante com xingamentos e palavrões pois ele não será publicado.

Você pode até usar de um tom agressivo, dependendo de como esteja se sentindo, críticas são bem-vindas, mas por favor não use palavras de baixo calão.

Por isso comente sem morder, xingar ou ameaçar o coleguinha por favor!

BEIJOS DE LUZ!

Ass: CAROL

Ps: Para os que se sentirem extremamente ofendidos será dado direito de resposta.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...