10 coisas que eu Amo/Odeio na Igreja (Evangélica)

/
3 Comments

Bom, eu sou nascida e criada na Igreja Evangélica, sou filha de um pastor missionário e por isso já passei por muitas Igrejas. Depois de um tempo na missão você percebe que, praticamente todas as Igrejas são bem parecidas. Dependendo do lugar e das pessoas uma Igreja pode ser mais moderna ou mais conservadora, porém os "personagens" e costumes tendem a seguir a mesma linha.

Quem é crente se identifica com certas situações que só acontecem na Igreja Evangélica e que são, muitas vezes, agradáveis e, muitas vezes desagradáveis. O homem tem imperfeições e por isso nenhuma Igreja será perfeita. O jeito é encontrar aquela na qual você se sente melhor e consegue se adaptar, afinal de contas, a Igreja tem que ser um lugar de comunhão e tem que ser um ambiente de inclusão, aceitação e, principalmente AMOR!
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.(Salmos 133:1)
Fiz uma lista sobre as coisas que eu amo/odeio na Igreja, você se identifica com alguma delas?
10 coisas que eu Amo/Odeio na Igreja (Evangélica)

Lembrem-se: para tudo na vida existem exceções então pensem antes de criar o mimimi, não estou generalizando nada.

1. Amo: Hinário

Eu sou das antigas, sou muito mais um hino do Hinário que fale no meu coração e me deixe feliz do que uma música da moda que não tem letra e nem cita Jesus Cristo. Eu fico muito triste em ver que a tradição de cantar os hinos clássicos está se perdendo em muitas Igrejas e que apenas as irmãs bem idosas sabem cantar a maioria das músicas. Muitos Evangélicos praticamente idolatram os cantores da música gospel da atualidade, mas sequer conhecem 1 Hino clássico, que, na minha opinião tem muito mais unção do que as músicas industrializadas que vemos hoje. Um dia de grande tristeza para a Igreja será aquele quando tivermos hinários mas não haverá ninguém que saiba cantá-los.



As denominações de Igrejas Evangélicas tradicionais utilizam uma coleção de hinos chamada genericamente de Hinário. Cada uma tem o seu próprio hinário, mas basicamente as canções são as mesmas. Esta coleção de hinos recebe os mais diversos nomes, dependendo da igreja na qual é utilizada: Hinário, Harpa Cristã, Cantor Cristão. Apesar de ser Metodista meu hino preferido é o Hino nº 67 - Coração Quebrantado do Hinário da Igreja Presbiteriana.

2. Odeio: Ministério de Louvor que se acha


O Ministério de Louvor é o setor da Igreja que mais dá o que falar. Tem briga para entrar nele, tem briga pra ver que vai tocar qual instrumento e escolher a voz principal pode destruir amizades para sempre! Na hora do culto é outro problema: muitos integrantes de ministério de louvor sequer levam a Bíblia para a Igreja e pensam que o momento de cantar é a parte mais importante do culto. Também há a questão do tempo: "Colega, nesta música o refrão é repetido apenas 2 vezes e não 60"! Uma música que dura, em média 3 minutos pode durar 10 e aí, a mensagem do Pastor que é o principal, tem que ser rápida pela "falta de tempo".

3. Amo: Coral das Irmãs


Eu acho o coral das irmãs uma gracinha! E tem sempre uma irmanzinha super fofinha que fica lá na frente toda bonitinha e que sabe todos os hinos de cabeça! Amo o coral das irmãs pois, na maioria das vezes, elas são as responsáveis pelos hinos do Hinário que eu tando gosto! Um coral bem ensaiado é realmente lindo, o conjunto de vozes fica incrível, mas um coral que, acima de tudo, está entrosado e sentindo o poder de Deus através da música, pode apostar que é um espetáculo divino que transborda o coração.

4. Odeio: Pastor "Engraçadinho" em excesso



Não vou citar nomes, mas está virando moda os "Pastores Cheios de Graça", que para mim são uma verdadeira palhaçada. Não há nada errado em mensagens com bom humor e até engraçadas, que arranquem risadas e façam com que as pessoas vejam a palavra de Deus com olhos mais bem humorados. Mas o que eu vejo é muito desrespeito e palavra que é bom, nada. Confesso que nunca vi graça nos pastores que pregam falando de "mancha de cueca na sunga do marido" ou da "camisola de bola da mulher". 

Meu Pai, na qualidade de Pastor, sempre fez pregações bem-humoradas e até engraçadas porém sem ser ofensivo e desagradável e digo mais: sem querer "puxar sardinha" para ninguém, mas meu pais começou a ser diferente dos pastores engessados muito tempo antes destes engraçadinhos chegarem e ao, contrário deles, meu pai muda o disco e não costuma repetir "piadas".

5. Amo: Líder dos Jovens gente boa


Não tem nada melhor na comunhão da Igreja do que um Líder dos Jovens gente boa, que interage com todos e inclui os jovens nas atividades da Igreja. Um Líder de Jovens gente boa pode ser o diferencial e tornar o ambiente muito mais agradável e até apaziguar possíveis problemas. Ser um Jovem cristão no mundo de hoje é muito difícil e o apoio de um líder responsável e tranquilo é muito importante.

6. Odeio: Retiro de Carnaval


Até porque o correto seria Retiro Espiritual. Não sei o que acontece nas igrejas, mas nunca vi um retiro pra um lugar onde se durma bem! Fica todo mundo meio amontoado feliz da vida, mas na volta é necessária uma campanha de oração forte para desfazer todos os nós que a cama do sítio fez nas suas costas. Sempre voltei cansada de retiros de carnaval e o cansaço era tanto que me arrependia de não ter ficado em casa. A situação é tão grave que é comum que nos domingos seguintes ao retiro as igrejas fiquem vazias, um dos motivos é que alguns membros ficam com vergonha pois ainda nem pagaram a primeira parcela do retiro que foi "tão abençoado".

7. Amo: Pregação com mensagem


A minha parte preferida do culto é a pregação e ainda mais quando a mensagem tem tudo a ver comigo e me deixa forte para enfrentar as adversidades da vida! Uma pregação maIs emocional ou até mais engraçada que te faz sair da igreja com as "baterias espirituais recarregadas" é a melhor coisa do mundo. Acho uma pena que o momento da pregação seja tão desvalorizado em algumas igrejas pois o que importa é a palavra que Deus tem para nossas vidas, afinal quando queremos falar com Deus, nós oramos e quando queremos que Deus fale conosco basta lermos sua palavra na Bíblia Sagrada.

8. Odeio: Irmã fofoqueira


Uma coisa é certa: onde tem gente vai ter fofoca e onde tem Igreja com certeza vai ter uma Irmãzinha fofoqueira que sempre tira o corpo fora quando "a treta foi plantada com sucesso". A fofoca é um grande perigo e pode até afastar as pessoas da Igreja gerando grandes problemas. O jeito é orar e pedir muito a Deus para que a Irmãzinha  segure a língua e leia mais a Bíblia pra parar de falar da vida dos outros.

9. Amo: Salinha das crianças


Fui Professora de Escola Dominical de crianças quando tinha 16 anos e aquela foi uma das melhores épocas da minha vida. As crianças são incríveis e é muito legal ver como elas enxergam a fé e os ensinamentos bíblicos. Crianças são puras e são tudo de bom. Pra mim, na hora da escola dominical a salinha das crianças é o lugar mais animado da igreja!

10. Odeio:Torta Salgada


Eu não sei você, mas eu NÃO SUPORTO TORTA SALGADA e, pelo menos, nas Igrejas do Rio de Janeiro Torta Salgada feita de pão de forma, recheada com pasta de maionese e com uma flor de tomate por cima é presença garantida em todas as festividades. As decorações são as mais variadas, as irmãs da cantina realmente colocam toda a criatividade em prática, mas eu não consigo, não suporto maionese...ECA!


Postagens Relacionadas

3 comentários:

  1. Credo.essa da torta salgada foi de matar . codiloco!

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo Carol!

    Torta salgada.... ECA!

    ResponderExcluir

QUERIDO LEITOR, OS COMETÁRIOS DESTE BLOG SÃO MODERADOS.

Não gaste suas preciosas mãozinhas digitando um texto gigante com xingamentos e palavrões pois ele não será publicado.

Você pode até usar de um tom agressivo, dependendo de como esteja se sentindo, críticas são bem-vindas, mas por favor não use palavras de baixo calão.

Por isso comente sem morder, xingar ou ameaçar o coleguinha por favor!

BEIJOS DE LUZ!

Ass: CAROL

Ps: Para os que se sentirem extremamente ofendidos será dado direito de resposta.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...